Basquete europeu: conheça as principais diferenças para a NBA e FIBA
A evolução do basquete europeu nos últimos anos deixa claro que as principais ligas estão em busca de estratégias e táticas que as aproximem do modelo de competição da NBA. A razão é simples: o torneio americano é um exemplo de como jogar com brilhantismo, atingir estabilidade econômica e se tornar uma referência global.
Nesse contexto, vamos falar um pouco da história do basquete na Europa e da origem da EuroLiga. Explicaremos também o que os grandes torneios representam para o basquete atual. Confira, ainda, as principais diferenças entre o basquete europeu e a NBA quanto aos aspectos técnicos e a formulação de regras.
Acompanhe!
Como surgiu a EuroLiga?
No começo da história dessa competição, ela mantinha um formato bem parecido ao que era utilizado pela Liga dos Campeões da Europa nos torneios de futebol. Participavam do campeonato de basquete europeu somente as equipes que se tornavam campeãs nacionais.
A primeira etapa da EuroLiga chamava Copa dos Campeões da Europa da FIBA e durou até o ano de 1991. Depois disso, o torneio se transformou na Liga Europeia. Essa Liga abriu a participação para grandes times, que, somados aos campeões nacionais, abrilhantavam a competição.
Somente na temporada 1996/1997 que surgiu o nome EuroLiga. Nessa época, a competição ainda era organizada pela FIBA. Todas essas mudanças resultaram em uma corrida dos grandes clubes europeus pela participação nos grandes torneios. Muitos buscaram novos patrocínios e se destacaram no cenário mundial.
O sucesso e o crescimento das equipes eram cada vez maiores. Tanto que em 2000/2001 houve um fato inusitado no basquete europeu: a disputa de dois torneios distintos com duas ligas de basquete exclusivas da Europa. Assim, a EuroLiga segue revelando grandes talentos e vencendo novos desafios nesse esporte tão maravilhoso.
O que a EuroLiga, FIBA e NBA representam para o basquete atual?
Agora, você vai descobrir o que essas siglas representam para o basquete mundial. Confira!
EuroLiga
Atualmente, a EuroLiga — oficialmente chamada de Turkish Airlines EuroLeague — é a principal competição de basquete do continente europeu. Nas últimas décadas, esse torneio alcançou grande expressão mundial. A liga foi criada em 1958 e, em 2000, passou a ser organizada pela Euroleague Basketball. Antes, a competição era de responsabilidade da FIBA.
FIBA
Assim como a maioria dos esportes, os torneios de basquete também são organizados por meio de federações nacionais que, normalmente,são agrupadas alguma entidade internacional. No caso, as siglas FIBA significa Federação Internacional de Basquete e refere ao órgão internacional que determina as normas gerais para esse esporte.
A FIBA é uma organização sem fins lucrativos, fundada em Genebra, na Suíça, no ano de 1932. Nesse ano, o basquete se tornou uma competição profissionalizada. Portanto o ideal da FIBA é organizar os torneios mundiais e ditar as regras que deverão ser cumpridas pelas federações dos países participantes.
NBA
O que torna a liga americana a mais atraente do planeta? Se você pensou na grande quantidade de enterradas, de giros com a bola no ar e de jogadas variadas e sensacionais, acertou! Porém tudo isso resulta de um trabalho árduo, que exige preparo técnico dos jogadores e conhecimento especializado de quem treina as equipes.
Para que a NBA atingisse esse patamar, a liga investiu pesado em treinos específicos e na corrida em busca de patrocínio, além de estimular uma nova visão do torneio. Aos poucos, os americanos foram transformando o basquete em algo tão espetacular que motivou o país a se render à magia desse esporte.
Todo esse trabalho em torno da organização para tornar essa competição cada vez mais atrativa e fantástica contribuiu — e ainda contribui — para a ampliação da distância entre o estilo americano de jogar e o basquete europeu. Mas ainda existem outras diferenças entre as duas ligas. Quer saber quais são? Confira a seguir!
Quais as principais diferenças entre a NBA e o basquete europeu?
Como você viu, ao observar um jogo da NBA e comparar com os demais torneios é fácil perceber que o estilo, o ritmo e a pegada não é igual. Nem precisa ser fã de basquete para notar que há grandes diferenças entre as competições, não é mesmo?
Por isso, selecionamos algumas razões dessa diferença, principalmente em relação aos aspectos técnicos do jogo, detalhes da quadra e formulação de regras. Veja quais são!
Quadra
Os jogos da NBA são em quadras ligeiramente maiores do que as utilizadas nos torneios europeus. Ainda que a diferença seja em centímetros, isso exige mais dos atletas, que precisam de jogadas mais velozes para acompanhar o ritmo do jogo e cobrir a quadra.
Além disso, a distância entre o arco da linha de três pontos também é maior: a da FIBA mede 6,75 cm contra 7, 05 cm da NBA. O garrafão da NBA também tem 50 cm a mais que os das demais competições. Esse detalhe é importante porque influencia na precisão dos lances livres.
Tamanho da partida
Essa comparação entre FIBA e NBA é interessante porque requer mais sangue e suor dos americanos em quadra. Enquanto a NBA joga 4 quartos de 12 minutos, as partidas da Federação Internacional são divididas em 4 quartos de 10 minutos. Ou seja, os americanos jogam 8 minutos a mais.
Aspectos técnicos
Por questões de patrocínio, nas competições da NBA há mais apelos comerciais. Por essa razão, o técnico pode pedir até 6 tempos durante a partida. Pelo ritmo de treino e de jogo, esses intervalos são importantes para a hidratação e descanso dos jogadores.
O limite de faltas individuais e coletivas também é diferente. Na FIBA, o limite é de apenas 5 individuais. Já na NBA, apesar do jogo mais acirrado, cada jogador tem direito a 6 faltas, no máximo. Quanto à bola no aro, na FIBA, qualquer outro atleta pode completar o serviço. Na NBA, isso não é permitido.
Pode-se concluir, por fim, que tanto a NBA quanto os torneios de basquete europeu são relevantes no cenário global. Ainda que existam diferenças entre as ligas, cada partida é um espetáculo à parte. Em quadra, esses atletas superam limites e presenteiam o espectador com jogadas cada vez mais incríveis e surpreendentes.
Gostou deste post? Então não perca tempo: veja como um curso de iniciação ao basquete contribui com a sua carreira!