microciclo no futebol

Planejamento: Microciclo no futebol

O futebol é o esporte mais assistido do Brasil . Por isso ,cada partida precisa ser metodicamente planejada visando o melhor desenvolvimento da equipe e um dos planejamentos que ajudam nisso é a utilização do microciclo no futebol.   

Sabemos que manter os jogadores e um time em um alto padrão tático e físico não é fácil e requer muito esforço e dedicação. Para que isso seja possível é necessário que haja um plano de treino organizado.

Portanto, para que a equipe alcance o objetivo na temporada, é preciso que se escolha o item do planejamento  que corresponda à meta a ser batida, sendo assim, nesse texto iremos abordar o microciclo no futebol.

O que é microciclo no futebol?

Existem 3 unidades de planejamento de treinamento, quais sejam, macrociclo, mesociclo e microciclo. O microciclo no futebol visa concentrar o desenvolvimento e melhoria da equipe como um todo e de forma contínua.

Esse microciclo, entre todas as unidades existentes, é a mais curta, onde todo treino efetuado tem como meta o cumprimento dos objetivos traçados, cronometrados e organizados na preparação da equipe

A duração do microciclo no futebol tem média de 6 a 7 dias, com 4-5 sessões distribuídas nesses dias, no entanto, também pode começar em 2 sessões e passar para 12, dependendo do objetivo traçado. 

Como desenvolver os principais pontos no microciclo

A aplicação do microciclo no futebol permite otimizar o desempenho físico, técnico, tático e psicológico, contudo, ele tem um maior impacto no desenvolvimento e melhoria contínua na equipe como um todo.

Sendo assim, ao planejar o seu microciclo, é importante que você tenha em mente os objetivos que pretende atingir como equipe e estruturar o seu treino com base neles.

Escolha o modelo de jogo próprio

É importante que o modelo de jogo próprio escolhido pelo técnico compactue com o objetivo de fortalecer os sinais de identidade como equipe.

Foque no próximo adversário 

Outro ponto importante para a estruturação do microciclo no futebol é ter em mente qual é o próximo adversário que irá enfrentar e estudá-lo, montando seu treino com base nele.

Para isso é necessário estudar os pontos fortes e fracos da equipe adversária e montar seu planejamento buscando atacar esses pontos fracos e melhorar sua defesa com base nos pontos fortes deles. 

Estude o último jogo

Independente se no último jogo houve uma vitória ou derrota, é preciso que ele seja estudado e analisado de qualquer forma, pois sempre há algo a ser melhorado e corrigido. 

Sendo assim, revise o último jogo e monte o seu treino para corrigir os erros da última partida ou melhorar pontos que precisam ser melhorados. 

Aperfeiçoamento 

Concentre as suas metas no aprimoramento de conceitos táticos, técnicos, físicos e psicológicos, isto é, coloque atividades no treino que irá aplicar melhoraria em cada conceito da equipe. 

Ajuste a semana

Ajuste as sessões de treinamento com foco nas metas definidas, escolhendo as atividades corretamente para que seja trabalhada os pontos principais a serem alcançados.

Distribuía as cargas

O microciclo permite a distribuição de cargas nos treinos para utilizá-los, portanto, é necessário que você as distribua durante as sessões de treinamento.

Como preparar o treino com o microciclo

Inicie a semana com atividades com uma ideia geral do jogo visando os jogadores que não tiveram muito tempo em campo.

Curso de Futebol

Nos três dias seguintes incorpore atividades que busquem melhorar o comportamentos ofensivos e defensivos para cada setor do campo.

Por fim, termine com uma revisão geral dos conteúdos desenvolvidos. 

Atividades da sessão

Ao montar a sua sessão de planejamento de microciclo no futebol, é necessário ter em mente quatro estilos de atividades que visam o seu tema principal, quais sejam: aquecimento, atividades específicas, atividade principal e atividade de complemento 

Tema principal

Escolha o tema a ser trabalhado em cada sessão, portanto, todas as atividades deverão estar relacionadas a ela.

Exemplos de temas são: reforço da ideia de jogo; saída/tiro de meta x pressão alta; construção x média; caminho do gol x pressão baixa; revisão. 

Aquecimento

Nessa atividade deve ser incluído atividades motoras e neuras para cada sessão.

Exemplos de aquecimentos: atividades gerais e figura de passe e jogos reduzidos.

Atividade específica 

Aqui o treinador deve inserir atividades específicas com o intuito de desenvolver o comportamento do jogador para o objetivo do jogo.

Atividade principal 

Nesse momento serão trabalhadas todas as metas e objetivos do jogo, mas que deverão ser abordadas de maneiras diferentes. 

Exemplo: atividade conceitual e atividades táticas.

Atividade complementar

Por último, essa atividade deverá já ter relação com o treinamento do dia seguinte. 

Exemplos: atividades gerais, atividades específicas; bolas paradas. 

Pontos positivos do planejamento com microciclo no futebol

O microciclo ajuda no treinamento de todas as habilidades da equipe e jogador, logo, o seu uso conserva e melhora todas as habilidades e condições cognitivas do jogador de maneira individual, logo melhora muito a equipe como um todo.

 Além disso, as sessões incluem diversas atividades com objetivo de aprimorar conceitos táticos, técnicos, físicos e psicológicos, portanto, ajuda na prevenção de lesões decorrentes de jogos e ao aguardar as exigências dele.

Outro ponto positivo é que a sessão de treinamento com microciclos evita a rotina e uma improvisação, ela também facilita a mudança de treinador caso seja necessário, bem torna mais fácil a avaliação do jogador, economizando tempo.

Pontos negativos do planejamento com microciclo no futebol

Como se observou, a utilização do microciclo no futebol não é fácil e necessita muita disciplina, persistência e paciência, pois ela exige um planejamento antecipado para a sua execução.

Algumas atividades do microciclo necessitam de materiais, instalação e ferramentas específicas, o que não é sempre fácil de conseguir. 

Deste modo, antes de optar pelo planejamento com microciclo no futebol é bom conhecer bem a sua equipe e levar em consideração os materiais que serão utilizados para analisar se essa será a melhor opção para você.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *