Mundo do esporte: 9 livros que você precisa ler já
O mundo do esporte envolve muito mais do que a sua prática. Estudar sobre o marketing esportivo, sobre a relação da alimentação com a atividade física e até ler sobre histórias de superação relacionadas à prática pode trazer um conhecimento que fará toda a diferença na vida de um profissional da educação física.
Para se aperfeiçoar sempre, a leitura é essencial. Os livros de esporte trazem assuntos diversos, que interessam a leigos e a profissionais, informando e inspirando os seus leitores a praticar atividades físicas da maneira correta.
Neste post, vamos listar 12 livros que tratam sobre o assunto de diferentes pontos de vista. Escolha o seu favorito e comece hoje mesmo uma nova leitura!
Marketing esportivo
Essa é uma área fundamental para quem lida, principalmente, com atletas profissionais. Veja nossas sugestões.
1. Marketing Futebol Clube
Escrito por Luiz Claudio Zenone, o livro aborda uma maneira estratégica de fazer marketing focado no futebol. Ao ler as páginas, você aprende como apresentar o esporte de uma maneira interessante para as empresas do ponto de vista mercadológico.
Os capítulos falam sobre os desafios de aplicar o marketing no futebol e como as empresas podem se beneficiar do esporte.
2. O Desafio de Ser Diferente
De Idel Halfen, O Desafio de Ser Diferente é mais um livro que aborda o marketing esportivo. As páginas levam o leitor a refletir sobre a importância de uma marca se posicionar no mercado, inclusive, quando ela faz parte do segmento esportivo.
Durante a leitura, o autor faz comparações entre o marketing tradicional e o esportivo, trazendo comentários de importantes nomes do esporte. Além disso, aborda casos de sucesso que explicam como inovar com ações diferenciadas.
Reeducação alimentar, exercícios e emagrecimento
Não há como falar em esporte sem mencionar tudo o que envolve a saúde de um atleta. Bons livros abordam esse assunto.
3. Corpo Novo, Vida Nova
Esse não é mais um livro de dieta que ficará na prateleira sem que as suas dicas sejam utilizadas. Da autora Fernanda Thedim, a obra conta a sua própria trajetória, desde como chegou aos 127 quilos até como conseguiu emagrecer por meio de uma dieta equilibrada e de exercícios físicos.
A autora fala sobre situações constrangedoras que passou para começar a aceitar a sua situação e o seu descontentamento com o seu peso. A partir de então, começa um processo de conscientização, sem dietas malucas ou táticas milagrosas.
Trata-se de um grande incentivo para quem deseja perder peso e também para os profissionais da saúde que precisam apoiar os seus alunos.
Corrida e superação
Cada vez mais pessoas optam por correr como prática esportiva no dia a dia. Os livros sobre esse esporte são bem interessantes.
4. Correria — Histórias do Universo da Corrida
Do jornalista Sérgio Xavier Filho, Correria é a união de diversos relatos e histórias sobre corridas que o autor conta em seu blog. São 58 histórias inspiradoras — entre elas, a de Zé do Picolé, que vendeu 5 mil sorvetes para competir na Meia Maratona Internacional de São Paulo.
As crônicas e as histórias contadas no livro não só inspiram quem está começando no mundo da corrida, mas também, trazem aquela força especial para quem já corre e está sempre à procura de algo interessante para se espelhar.
5. Aventura aos 60 Anos
Escrito pelos ex-professores de educação física, Carlos Roberto e Maria de Fátima Duarte, Aventura aos 60 Anos conta a história da dupla, que passou por 293 cidades de Santa Catarina durante 120 dias.
A jornada aconteceu em 2011, quando Carlos correu e pedalou por mais de 5 mil quilômetros, enquanto sua esposa o acompanhava, de carro, para lhe dar todo o apoio necessário. É uma história excelente de companheirismo no esporte, um dos fatores mais motivadores para qualquer pessoa.
6. Sonho Possível — Da Obesidade à Maratona
Walquer Figueiredo, o autor do livro, foi obeso e sedentário até os 56 anos. O estalo para mudar de vida partiu de uma conversa com o seu médico, que afirmou que ele teria poucos anos de vida se continuasse com uma dieta ruim e sem praticar nenhum exercício físico.
A partir de então, Walquer começou uma dieta acompanhada de exercícios físicos, que logo se transformaram na paixão por correr. Com 56 quilos a menos, o autor completou sua quinta maratona e dá dicas sobre como manter o foco. Uma trajetória inspiradora.
Biografias
Entre os livros de esporte mais procurados, sem dúvida, estão aqueles que contam histórias de atletas conhecidos, ídolos de seu tempo. Os exemplos são muitos, veja alguns deles.
7. Agassi — Autobiografia
André Agassi é um dos jogadores de tênis mais conhecidos no mundo, sendo um dos oito tenistas que venceram todos os torneios de Gland Slam. Em seu livro, o esportista abre o coração e conta a história da sua vida, detalhando os momentos difíceis de treinamento, desde quando era criança.
A obra também aborda sua depressão, seu envolvimento com drogas, a relação conturbada que Agassi tinha com o seu pai e — é claro — as derrotas, as vitórias e os momentos especiais da sua carreira.
8. Transformando Suor em Ouro
Do conhecido técnico de vôlei Bernardinho, o livro conta a sua trajetória no mundo do esporte, que começa quando ele próprio era jogador. Transformando Suor em Ouro exalta as inúmeras qualidades do treinador, não somente como técnico da seleção, mas como um exemplo de estudo, tanto de esporte quanto de administração.
A grande lição do livro, inclusive, está na importância do aprendizado constante, que consagrou Bernardinho como técnico da equipe de ouro das Olimpíadas.
9. Anderson Spider Silva — O Relato de um Campeão nos Ringues da Vida
Reconhecido mundialmente, Anderson Silva foi colocado no patamar de grandes nomes nacionais, como Ayrton Senna e Gustavo Kuerten. O seu semblante tranquilo e a sua personalidade de poucas palavras podem enganar, mas o famoso Spider sabe bem como nocautear os seus adversários e realizar as suas vitórias incríveis.
O livro registra as batalhas de Silva dentro e fora dos ringues, lutando contra as adversidades da vida. Entre elas, a realização de um sonho de um menino pobre que, com muita persistência e talento, tornou-se um dos maiores nomes dos octógonos mundiais.
10. Guga, Um Brasileiro
Gustavo Kuerten é um atleta impressionante, pois já foi considerado o número 1, e por três vezes foi o campeão de Rolland Garros. Ele foi para o Hall da Fama e fez um enorme sucesso nas quadras, além de ser bastante carismático. Trata-se de uma fonte de inspiração, assim como Ayrton Senna e Pelé.
O livro conta o início da carreira e relata as situações mais difíceis, como as contusões. Nele, o esportista conta a sua trajetória e fala dos momentos em que precisou superar as dificuldades fora das quadras. É uma excelente autobiografia que os amantes do tênis não podem deixar de ler por motivo algum.
Diversos
Há outros tipos de livros de esporte que podem ser interessantes para você. Selecionamos mais dois com histórias muito bem escritas para a sua lista.
11. Tire os Olhos da Bola
Nesse exemplar, você vai encontrar informações sobre o futebol americano e vai descobrir que esse esporte não é apenas aquilo que aparece nos campos. O livro registra exatamente como é o preparo físico e mental exaustivo que os jogadores fazem em conjunto com os seus treinadores para obter sucesso em suas carreiras.
Nele, os leitores conseguem visualizar que esse esporte é mais do que uma quantidade de homens que lutam em campo para alcançar a zona adversária. O livro trata das estratégias como um jogo de xadrez muito complexo, que necessita de táticas, porém, a força física pode prevalecer. Alguns detalhes desconhecidos são revelados para os apaixonados por esse esporte.
12. A Pátria de Chuteiras
Quer saber mais sobre o dia em que o Brasil foi derrotado pelo time do Uruguai durante a Copa do Mundo de 1950? Então, leia esse livro que abrange o período até o final dos anos 70 e trata de derrotas da seleção brasileira, mas também, de grandes conquistas que fizeram o país inteiro vibrar de emoção.
Trata-se de uma coletânea das crônicas escritas por Nelson Rodrigues e revela a paixão nacional em relação a esse esporte. O autor é um cronista muito famoso da imprensa do Brasil e que tinha um enorme entendimento sobre como os brasileiros são apaixonados por futebol.
A importância da leitura de livros sobre esporte
Os livros são ótimos companheiros para as pessoas que gostam de esporte e querem fazer um planejamento de carreira, mas não podem estar sempre nas quadras. Eles ajudam a se distrair, são divertidos e fazem o tempo passar mais rapidamente em épocas difíceis. Além disso, são emocionantes, trazem inspiração e aumentam o aprendizado dos jogadores ou dos seus admiradores.
Determinadas obras trazem em seu interior histórias que podem motivar os atletas pelo exemplo e garra de seus personagens para alcançar seus objetivos. Eles registram a luta e o esforço de pessoas reais que conseguiram realizar os seus sonhos por meio de esforço e dedicação. Há uma infinidade de alternativas para quem admira vários tipos de esportes.
Muitos livros tratam diretamente das atividades esportivas e outros mostram as características emocionais dos atletas famosos. Eles ajudam a estimular a motivação enquanto a pessoa exercita o cérebro por meio de leituras agradáveis e atrativas. Por meio desses exemplares, a vida de muitas pessoas é impactada e se modifica de forma significativa.
O mundo do esporte tem inúmeras facetas, e cada uma delas pode ser explorada por quem deseja aprender, inspirar-se e se informar sobre os diversos assuntos que podem englobar a atividade física. Entre ídolos, aprendizados de marketing, dieta e prática de atividade física, certamente, os livros do esporte vão chamar a sua atenção.
Gostou das nossas dicas e quer mostrar para outras pessoas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!